A depreciação do veículo começa assim que você retira o caminhão da concessionária, mas existem algumas maneiras de evitar esse desgaste. No texto de hoje, vamos mostrar algumas dicas para prolongar a vida útil do caminhão. Ficou curioso? Então continue lendo!
Manutenções periódicas
Existem vários fatores que podem afetar a vida útil do caminhão, um deles é a realização de manutenções periódicas.A maioria dos caminhoneiros visitam as concessionárias apenas quando existe algum problema com o veículo, e isso não é recomendado por conta de dois motivos:
• Piora a segurança do transporte: se a peça está desgastada a ponto de apresentar problemas, significa que ela atingiu sua data de expiração e isso aumenta o risco de acidentes na estrada.• Gastos mais caros: realizar uma manutenção corretiva custa muito mais caro do que uma preventiva.Quando o item passa do prazo de troca, outras peças do veículo acabam sendo prejudicadas, deixando o custo do conserto mais alto.
Itens que devem ser observados na manutenção periódica
Agora que você sabe como a manutenção preventiva pode mudar a vida útil do caminhão e ajudar na redução de gastos, segue abaixo uma lista de itens que precisam ser verificados sempre:
• Sinalização: Certifique que nenhuma lâmpada esteja queimada, tanto as da frente quanto as de trás e verifique se há infiltrações nos faróis.
• Freios: Caminhoneiros que rodam em regiões serranas precisam fazer revisões mais frequentes deste item.Fique atento com qualquer barulho ou vazamento estranho e se há muita diferença na altura do pedal.Uma dica de ouro é sempre usar o freio motor nas descidas para garantir a sua segurança.
• Filtro de combustível: Recomenda-se que esse item seja substituído a cada 20.000km (ou conforme a orientação do fabricante).Filtros ineficazes podem causar entupimento de bicos injetores, diminuindo a vida útil do motor.
• Suspensão: Caso ouça barulhos e outras trepidações no caminhão enquanto dirige, pode ser que a suspensão não esteja funcionando bem.
• Filtro de ar: Essa peça deve ser trocada toda vez que uma parada para troca de óleo for feita.
• Parte elétrica: Falhas na bateria e nos cabos elétricos podem causar problemas em outras partes do veículo, como na direção ou nos freios.
• Limpadores parabrisa: É recomendado fazer a troca dos limpadores parabrisa a cada 6 meses.
• Sistema de climatização: Somente necessário para caminhões com ar-condicionado.Deixar de revisar este item pode ser prejudicial à sua saúde por conta do acúmulo de poeira, ácaros e outras sujeiras.
• Fluidos e lubrificantes: A validade desses dois itens são em média de 6 meses e a troca deve ser feita independente da quilometragem do caminhão.
Evite excesso de carga no caminhão
Além de efetivar as manutenções sazonais e utilizar peças genuínas para estender a vida útil do caminhão, evitar do excesso de carga é outro fator essencial por dois motivos:
1. Motivos legais: O condutor corre risco de ser multado caso seja pego na pesagem com uma carga superior ao permitido por lei.2. Perda de dirigibilidade do veículo: O excesso de peso causa instabilidade no caminhão, além de forçar mais os freios e contribuir ao desgaste de outras peças.
Por isso, na hora de carregar o seu caminhão, tenha em mente o peso indicado pelo fabricante e o permitido por lei.
Fonte: Blog do Caminhão Mercedes Benz
MSAM Distribuidora de Peças para Caminhões e Ônibus
- Loja Virtual: https://www.msam.com.br/- Telefone/Whatsapp: (11) 2085-4990- Email: msam@msam.com.br
Av. Santos Dumont, 2137 - Cumbica - Guarulhos - SP, 07220-000
Comments