Câmbio ZF 16S-1650 – O que observar
- MSAM
- 17 de nov.
- 1 min de leitura

O câmbio ZF 16S-1650 é bastante utilizado em caminhões de médio e pesado porte, conhecido pela sua robustez e eficiência. Porém, como qualquer componente mecânico, ele pode apresentar dificuldades de engate ao longo do tempo.
Para evitar falhas maiores e garantir um reparo preciso, é importante ficar atento a alguns pontos durante a manutenção.
1 - Conjunto dos pressionadores: Quando estão desgastados, deixam de manter a posição precisa dos componentes internos da caixa, afetando diretamente o engate das marchas.
Esse problema pode evoluir para danos maiores, caso não seja corrigido a tempo.
2 – Sincronizadores: São sensíveis a trocas bruscas de marchas, sempre use o pedal de embreagem até o fim e evite forçar o engate
3 – Ruído em neutro: Verifique os rolamentos do eixo primário ou folga na arvore do piloto.
4 – Óleo: Fique sempre atento ao óleo correto, nível do óleo e vazamentos.
Se precisar de ajuda para identificar componentes ou encontrar peças de reposição, estamos aqui para ajudar!
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