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LINHA PESADA, AGORA É WEGA



Conheça os Filtros WEGA MOTORS para Caminhões, Ônibus, Máquinas agrícolas (Linha Verde), Equipamentos de Construção (Linha Amarela), Máquinas fora de estrada (Mineração), Motores estacionários e marítimos.


FILTRO DO ÓLEO LUBRIFICANTE

O filtro do óleo para veículos da linha pesada tem a função de reter as partículas e impurezas geradas pela fricção das peças móveis, derivadas pela combustão do motor, deixando o óleo limpo no sistema de lubrificação. Sempre siga as recomendações do manual da montadora do veículo. A WEGA orienta realizar a troca do filtro sempre que efetuar a troca do óleo, proporcionando assim maior vida útil ao motor. Sem a substituição do filtro, o óleo novo será contaminado pelo filtro saturado com as impurezas do motor, prejudicando o funcionamento e até podendo fundir o motor.


FILTRO DO AR DO MOTOR

O filtro de ar tem a função de reter as impurezas aspiradas pelo motor, garantindo que somente ar limpo chegue à câmara de combustão, evitando o desgaste prematuro das peças móveis internas, como pistões, bielas, mancais, bronzinas e virabrequim. Os filtros de ar são essenciais para o bom funcionamento das turbinas. Na linha pesada, existem equipamentos que trabalham com dois filtros: o primário e o secundário. O filtro secundário realiza uma segunda filtragem e tem a função de segurança (retro ignição), sendo fabricado com manta antichama. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Em condições de uso severo a troca deve ser antecipada. Na linha pesada, sempre verificar o medidor de restrição a vácuo e a luz de advertência no painel. A WEGA orienta, na troca do filtro do óleo, verificar as condições do filtro do ar e efetuar a substituição. Filtro saturado provoca o aumento do consumo de combustível, perda de potência, aumento da temperatura e fumaça negra. Com a entrada do ar sujo (elementos contaminantes) no motor e o desgaste das peças móveis, a vida útil do motor irá diminuir, podendo até fundir e causar danos à turbina.  Nunca limpar o filtro do ar, pois perde-se as características técnicas de filtragem quando se aplica o jato de ar no filtro. O correto é sempre realizar a substituição. Limpar sempre a caixa de ar (carcaça) com um pano limpo antes de aplicar o filtro novo.


FILTRO DO COMBUSTÍVEL DIESEL

É responsável por reter as impurezas existentes no combustível acumulado no tanque do veículo, evitando que cheguem à bomba injetora, bicos injetores e unidades injetoras (veículos eletrônicos). O filtro está localizado entre o tanque e o motor. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Devido as variações na qualidade do Diesel em diferentes postos de abastecimento, precisa-se acompanhar o rendimento (consumo / perda de potência) e efetuar a troca quando necessário. O Filtro saturado pode comprometer o sistema de alimentação do combustível. Isso pode prejudicar o rendimento e aumentar o consumo, danificando a bomba de combustível, bicos, unidades injetoras e até causar parada total do veículo. Sempre lubrificar a junta de vedação com óleo lubrificante e completar o nível do filtro com óleo diesel limpo para evitar entrada de ar no sistema. Aplicar o torque correto na montagem. Para os modelos “Filtro Refil”, lubrificar o anel oring e aplicar o aperto descrito na tampa do reservatório.


FILTRO SEDIMENTADOR SEPARADOR DE ÁGUA/COMBUSTÍVEL

Sua função é filtrar e separar as partículas de água presentes no óleo diesel. Podem ser encontrados nas versões, blindado com dreno, com copo de acrílico fixo e sem o copo fixo. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Devido as variações na qualidade do Diesel em diferentes postos de abastecimento, precisa acompanhar o rendimento (consumo/perda de potência) e efetuar a troca quando necessário. O filtro saturado, não separa a água do diesel, danifica (entope) o filtro de combustível, causando problemas para o sistema de injeção, alimentação do veículo, perda de potência, compromete a bomba de alta e o sistema “Common Rail”. Na montagem, lubrificar a junta de vedação com óleo lubrificante e completar o nível do filtro com óleo diesel limpo para evitar entrada de ar no sistema. Filtros com copo removível lubrificar o anel de vedação no copo. Não esquecer de fazer a drenagem do reservatório do filtro a cada dois dias e quando necessário todos os dias.

 

FILTRO HIDRÁULICO TRANSMISSÃO

Tem a função de reter as partículas e impurezas geradas pelo sistema hidráulico, deixando o fluído limpo e garantindo que a transmissão funcione 100%. As falhas em equipamentos hidráulicos são atribuídas a contaminação do fluido. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, realizar a troca do filtro sempre que efetuar a troca do óleo, proporcionando maior vida útil ao sistema hidráulico e ganho de produtividade. Atenção, a troca do filtro de óleo hidráulico deve ocorrer de acordo com o tempo (horas) de trabalho conforme orientado no manual do equipamento. O filtro saturado está com o óleo velho, contaminado com impurezas do sistema, sem a substituição do filtro, o óleo novo será contaminado, prejudicando o funcionamento do equipamento, perdendo potência e força, podendo causar acidentes e problemas irreversíveis ao equipamento. Feche a chave de força para interromper a passagem do fluído, sempre lubrificar o anel de vedação antes da montagem e aplicar o torque correto.

Por motivos de segurança orientamos, sempre verificar se todo o sistema está despressurizado para a troca do filtro hidráulico. Nunca aplicar filtros amassados.

 

FILTRO DO SISTEMA ARREFECIMENTO

Esse filtro tem duas funções, reter impurezas e aditivar o sistema de arrefecimento, pois o filtro contém aditivos em forma de pastilhas que se dissolvem em contato com a água. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, verificar o nível de água no sistema e a mistura de água + monoetilenoglicol. Trocar o filtro sempre que efetuar a troca do líquido no sistema de arrefecimento. O líquido (mistura da água + monoetilenoglicol) contaminado pela ferrugem gerada no sistema, pode entupir as galerias do bloco do motor, gerar superaquecimento, aumento da pressão e até fundir o motor. Lubrificar a junta de vedação do filtro com óleo limpo, aplicar o torque correto e sempre trocar o líquido (água + monoetilenoglicol) na proporção correta de mistura.

 

FILTRO DESUMIDIFICADOR SISTEMA DE FREIO / FILTRO COALESCENTE

Através da Sílica (partículas desumidificantes), o filtro elimina a umidade do ar gerada pelo compressor de ar-comprimido do veículo, protege e garante o circuito pneumático e do freio. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. O filtro desumidificador deve ser avaliado a cada 60.000 km. Verificar se tem resíduos de água e óleo no centro do filtro (saída do ar) e efetuar a troca. O filtro saturado, pode comprometer o funcionamento do sistema de freios, pois as galerias pneumáticas estão umedecidas com partículas de água, isso pode gerar corrosão interna, riscos de acidentes e maior custo de manutenção com a troca da válvula APU. O filtro coalescente é usado basicamente para além de absorver a umidade contida do ar, reter as partículas de óleo que provém do compressor. Partículas sólidas, água e óleos no ar comprimido reduzem a vida útil e a funcionalidade dos componentes dos sistemas pneumáticos. Na troca do filtro despressurizar o sistema pneumático. Ao ligar o veículo, deixar o reservatório carregar em marcha lenta e não acelerar, pois isso causa danos a válvula APU.


FILTRO DO ARLA 32 SISTEMA ARLA

Tem a função de filtrar o ARLA 32, que é responsável em transformar os gases emitidos pelo sistema de escape, em partículas de nitrogênio e vapor de água, para atender as normas EURO 5 de emissão de poluentes. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, realizar a troca do filtro de 80.000 km a 100.000 km, realize revisões periódicas, pois a qualidade do ARLA 32 pode afetar a vida útil do filtro. Não substituir o filtro pode acarretar problemas de entupimento dos dutos do Sistema, impedindo a leitura dos gases gerados pela Combustão + ARLA 32, causando falhas no gerenciamento eletrônico e danos ao sistema. O local utilizado para a troca do filtro, deve estar limpo e isento de quaisquer tipos de óleos, graxas e outras impurezas. As mãos do profissional que realizará o serviço devem estar limpas, para evitar a contaminação. Utilizar sempre os componentes novos que acompanham o filtro. Adulterar o Sistema para não utilizar o ARLA 32 é crime, pois aumenta os níveis de poluição no meio ambiente.

 

FILTRO DE CABINE AR-CONDICIONADO

Tem a função de reter as impurezas do ar (fuligem, pólen, ácaros, pó), mantendo a cabine (ambiente interno) com o ar limpo e agradável. Devem ser trocados a cada 6 meses ou 10.000 Km. Em condições severas (cidades com alto níveis de poluição, áreas rurais, áreas de mineração e usinas, estradas de terra ou áreas de queimadas), antecipar o período de troca. O ar interno fica com impurezas, odores desagradáveis, causando doenças respiratórias. A troca do filtro de cabine feita regularmente é uma atitude correta e saudável, pois traz enormes benefícios para a saúde do motorista e passageiros do veículo.

Você Sabia? Que o Ar interno do veículo pode ser até 6 vezes mais poluído que o AR externo? Isso acontece quando o filtro de cabine não é substituído no período correto.

A Wega oferece a linha de filtros com Camada de Carvão Ativado, que proporciona melhor performance, retendo fuligem, pólen, ácaros, pó, gases e odores.

Conheça toda a linha de produtos WEGA MOTORS, acessando www.wegamotors.com.br ou acesse nossas redes sociais com @wegamotorsbr

 

Para pedidos fale com a equipe da MSAM:

MSAM Distribuidora de Peças para Caminhões e Ônibus

Telefone/Whatsapp: (11) 2085-4990

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