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LINHA PESADA, AGORA É WEGA

  • MSAM
  • 22 de jul. de 2024
  • 6 min de leitura


Conheça os Filtros WEGA MOTORS para Caminhões, Ônibus, Máquinas agrícolas (Linha Verde), Equipamentos de Construção (Linha Amarela), Máquinas fora de estrada (Mineração), Motores estacionários e marítimos.


FILTRO DO ÓLEO LUBRIFICANTE

O filtro do óleo para veículos da linha pesada tem a função de reter as partículas e impurezas geradas pela fricção das peças móveis, derivadas pela combustão do motor, deixando o óleo limpo no sistema de lubrificação. Sempre siga as recomendações do manual da montadora do veículo. A WEGA orienta realizar a troca do filtro sempre que efetuar a troca do óleo, proporcionando assim maior vida útil ao motor. Sem a substituição do filtro, o óleo novo será contaminado pelo filtro saturado com as impurezas do motor, prejudicando o funcionamento e até podendo fundir o motor.


FILTRO DO AR DO MOTOR

O filtro de ar tem a função de reter as impurezas aspiradas pelo motor, garantindo que somente ar limpo chegue à câmara de combustão, evitando o desgaste prematuro das peças móveis internas, como pistões, bielas, mancais, bronzinas e virabrequim. Os filtros de ar são essenciais para o bom funcionamento das turbinas. Na linha pesada, existem equipamentos que trabalham com dois filtros: o primário e o secundário. O filtro secundário realiza uma segunda filtragem e tem a função de segurança (retro ignição), sendo fabricado com manta antichama. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Em condições de uso severo a troca deve ser antecipada. Na linha pesada, sempre verificar o medidor de restrição a vácuo e a luz de advertência no painel. A WEGA orienta, na troca do filtro do óleo, verificar as condições do filtro do ar e efetuar a substituição. Filtro saturado provoca o aumento do consumo de combustível, perda de potência, aumento da temperatura e fumaça negra. Com a entrada do ar sujo (elementos contaminantes) no motor e o desgaste das peças móveis, a vida útil do motor irá diminuir, podendo até fundir e causar danos à turbina.  Nunca limpar o filtro do ar, pois perde-se as características técnicas de filtragem quando se aplica o jato de ar no filtro. O correto é sempre realizar a substituição. Limpar sempre a caixa de ar (carcaça) com um pano limpo antes de aplicar o filtro novo.


FILTRO DO COMBUSTÍVEL DIESEL

É responsável por reter as impurezas existentes no combustível acumulado no tanque do veículo, evitando que cheguem à bomba injetora, bicos injetores e unidades injetoras (veículos eletrônicos). O filtro está localizado entre o tanque e o motor. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Devido as variações na qualidade do Diesel em diferentes postos de abastecimento, precisa-se acompanhar o rendimento (consumo / perda de potência) e efetuar a troca quando necessário. O Filtro saturado pode comprometer o sistema de alimentação do combustível. Isso pode prejudicar o rendimento e aumentar o consumo, danificando a bomba de combustível, bicos, unidades injetoras e até causar parada total do veículo. Sempre lubrificar a junta de vedação com óleo lubrificante e completar o nível do filtro com óleo diesel limpo para evitar entrada de ar no sistema. Aplicar o torque correto na montagem. Para os modelos “Filtro Refil”, lubrificar o anel oring e aplicar o aperto descrito na tampa do reservatório.


FILTRO SEDIMENTADOR SEPARADOR DE ÁGUA/COMBUSTÍVEL

Sua função é filtrar e separar as partículas de água presentes no óleo diesel. Podem ser encontrados nas versões, blindado com dreno, com copo de acrílico fixo e sem o copo fixo. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. Devido as variações na qualidade do Diesel em diferentes postos de abastecimento, precisa acompanhar o rendimento (consumo/perda de potência) e efetuar a troca quando necessário. O filtro saturado, não separa a água do diesel, danifica (entope) o filtro de combustível, causando problemas para o sistema de injeção, alimentação do veículo, perda de potência, compromete a bomba de alta e o sistema “Common Rail”. Na montagem, lubrificar a junta de vedação com óleo lubrificante e completar o nível do filtro com óleo diesel limpo para evitar entrada de ar no sistema. Filtros com copo removível lubrificar o anel de vedação no copo. Não esquecer de fazer a drenagem do reservatório do filtro a cada dois dias e quando necessário todos os dias.

 

FILTRO HIDRÁULICO TRANSMISSÃO

Tem a função de reter as partículas e impurezas geradas pelo sistema hidráulico, deixando o fluído limpo e garantindo que a transmissão funcione 100%. As falhas em equipamentos hidráulicos são atribuídas a contaminação do fluido. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, realizar a troca do filtro sempre que efetuar a troca do óleo, proporcionando maior vida útil ao sistema hidráulico e ganho de produtividade. Atenção, a troca do filtro de óleo hidráulico deve ocorrer de acordo com o tempo (horas) de trabalho conforme orientado no manual do equipamento. O filtro saturado está com o óleo velho, contaminado com impurezas do sistema, sem a substituição do filtro, o óleo novo será contaminado, prejudicando o funcionamento do equipamento, perdendo potência e força, podendo causar acidentes e problemas irreversíveis ao equipamento. Feche a chave de força para interromper a passagem do fluído, sempre lubrificar o anel de vedação antes da montagem e aplicar o torque correto.

Por motivos de segurança orientamos, sempre verificar se todo o sistema está despressurizado para a troca do filtro hidráulico. Nunca aplicar filtros amassados.

 

FILTRO DO SISTEMA ARREFECIMENTO

Esse filtro tem duas funções, reter impurezas e aditivar o sistema de arrefecimento, pois o filtro contém aditivos em forma de pastilhas que se dissolvem em contato com a água. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, verificar o nível de água no sistema e a mistura de água + monoetilenoglicol. Trocar o filtro sempre que efetuar a troca do líquido no sistema de arrefecimento. O líquido (mistura da água + monoetilenoglicol) contaminado pela ferrugem gerada no sistema, pode entupir as galerias do bloco do motor, gerar superaquecimento, aumento da pressão e até fundir o motor. Lubrificar a junta de vedação do filtro com óleo limpo, aplicar o torque correto e sempre trocar o líquido (água + monoetilenoglicol) na proporção correta de mistura.

 

FILTRO DESUMIDIFICADOR SISTEMA DE FREIO / FILTRO COALESCENTE

Através da Sílica (partículas desumidificantes), o filtro elimina a umidade do ar gerada pelo compressor de ar-comprimido do veículo, protege e garante o circuito pneumático e do freio. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. O filtro desumidificador deve ser avaliado a cada 60.000 km. Verificar se tem resíduos de água e óleo no centro do filtro (saída do ar) e efetuar a troca. O filtro saturado, pode comprometer o funcionamento do sistema de freios, pois as galerias pneumáticas estão umedecidas com partículas de água, isso pode gerar corrosão interna, riscos de acidentes e maior custo de manutenção com a troca da válvula APU. O filtro coalescente é usado basicamente para além de absorver a umidade contida do ar, reter as partículas de óleo que provém do compressor. Partículas sólidas, água e óleos no ar comprimido reduzem a vida útil e a funcionalidade dos componentes dos sistemas pneumáticos. Na troca do filtro despressurizar o sistema pneumático. Ao ligar o veículo, deixar o reservatório carregar em marcha lenta e não acelerar, pois isso causa danos a válvula APU.


FILTRO DO ARLA 32 SISTEMA ARLA

Tem a função de filtrar o ARLA 32, que é responsável em transformar os gases emitidos pelo sistema de escape, em partículas de nitrogênio e vapor de água, para atender as normas EURO 5 de emissão de poluentes. Seguir as recomendações do manual da montadora do veículo. A Wega orienta, realizar a troca do filtro de 80.000 km a 100.000 km, realize revisões periódicas, pois a qualidade do ARLA 32 pode afetar a vida útil do filtro. Não substituir o filtro pode acarretar problemas de entupimento dos dutos do Sistema, impedindo a leitura dos gases gerados pela Combustão + ARLA 32, causando falhas no gerenciamento eletrônico e danos ao sistema. O local utilizado para a troca do filtro, deve estar limpo e isento de quaisquer tipos de óleos, graxas e outras impurezas. As mãos do profissional que realizará o serviço devem estar limpas, para evitar a contaminação. Utilizar sempre os componentes novos que acompanham o filtro. Adulterar o Sistema para não utilizar o ARLA 32 é crime, pois aumenta os níveis de poluição no meio ambiente.

 

FILTRO DE CABINE AR-CONDICIONADO

Tem a função de reter as impurezas do ar (fuligem, pólen, ácaros, pó), mantendo a cabine (ambiente interno) com o ar limpo e agradável. Devem ser trocados a cada 6 meses ou 10.000 Km. Em condições severas (cidades com alto níveis de poluição, áreas rurais, áreas de mineração e usinas, estradas de terra ou áreas de queimadas), antecipar o período de troca. O ar interno fica com impurezas, odores desagradáveis, causando doenças respiratórias. A troca do filtro de cabine feita regularmente é uma atitude correta e saudável, pois traz enormes benefícios para a saúde do motorista e passageiros do veículo.

Você Sabia? Que o Ar interno do veículo pode ser até 6 vezes mais poluído que o AR externo? Isso acontece quando o filtro de cabine não é substituído no período correto.

A Wega oferece a linha de filtros com Camada de Carvão Ativado, que proporciona melhor performance, retendo fuligem, pólen, ácaros, pó, gases e odores.

Conheça toda a linha de produtos WEGA MOTORS, acessando www.wegamotors.com.br ou acesse nossas redes sociais com @wegamotorsbr

 

Para pedidos fale com a equipe da MSAM:

MSAM Distribuidora de Peças para Caminhões e Ônibus

Telefone/Whatsapp: (11) 2085-4990

1 comentário


Roberto Kja
Roberto Kja
23 de mar.

Oi, galera! Tava conversando com meu primo sobre jogos de cassino, e ele comentou sobre um site que tinha visto em um comercial. Fiquei curioso e resolvi testar, já que estava no clima de passar um tempo jogando. Entrei no https://1win.br.com e fui direto para a roleta. No início, não estava com muita sorte, mas logo depois consegui fazer uma boa sequência de vitórias. Foi uma sensação de alívio, porque já estava pensando em desistir! Agora, sempre que tenho um tempinho, dou uma olhada nas opções, pois gostei bastante da plataforma.

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Sobre a MSAM

Situada em Guarulhos, há mais de 22 anos, a MSAM é referência na distribuição de peças para caminhões e ônibus para todo brasil. Com um estoque vasto e parcerias sólidas com as principais marcas do mercado, oferecemos atendimento personalizado e ágil para atender às necessidades de cada cliente.

 

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